Camareta de Violões

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Inscrições abertas de 02/03/2020 a 14/12/2020 às 23:59

O objetivo do ensino coletivo de violão irá atuar nos seguintes aspectos:
 Desenvolver o raciocínio, a emoção e a sensibilidade corporal despertando consciência rítmica e estética;
 Estimular a criatividade;
 Ampliar o conhecimento dos gêneros musicais de diversos
Desenvolver o respeito pelo outro, dentro do grupo, bem como a importância de si mesmo.

Descrição

O ensino coletivo é uma importante ferramenta na democratização do ensino de instrumentos musicais, já que pode ser oferecido a um maior número de alunos, diferentemente do ensino individual. A busca dos alunos em idade escolar pelo aprendizado de instrumentos existe, visto que os cursos de ensino coletivo de música que estão em desenvolvimento por todo o país confirmam a presença de jovens. No entanto, quando não há esta possibilidade, o aluno frequenta cursos particulares ou públicos por conta própria.
Dentre os diversos trabalhos em educação musical que utilizam o ensino coletivo no Brasil cito o Projeto Guri, que foi criado em 1995 pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo com o intuito de incluir socialmente pelo ensino musical coletivo crianças e jovens entre 8 e 18 anos em situação de risco. Em 2004 o projeto atendia 23.000 alunos em 106 polos abertos à comunidade e 77 nas unidades da FEBEM, sendo que atualmente já tem 337 polos, distribuídos em 301 municípios de São Paulo.
A música sempre esteve presente na educação, como relata nos registros da história da humanidade, tornando-se tão importante como real e de forma concreta por auxiliar no bem estar e desenvolvimento das pessoas. Desta maneira, entende-se que se as crianças, jovens e adultos que tenha a oportunidade do estímulo da música como experimentação musical, melhor será seu desempenho cognitivo, psicomotor e socioafetivo pelas intervenções musicais como, por exemplo, o canto coral, grupo de violões, orquestras de viola caipira, expressões corporais como o ritmo corporal coletiva, entre as outras.
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Publicado por

André Moraes

Graduado em música pela Faculdade Santa Marcelina. Formado em violão erudito pela Universidade Livre de Música (ULM) e viola caipira na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), com o mestre João Paulo Amaral. Mestrando em música e educação: processos de criação, ensino e aprendizagem pela Universidade de São Paulo (USP).

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